Mimulus Cia de Dança irá promover neste sábado e domingo, dias 24 e 25 de fevereiro, uma intervenção artística inspirada no espetáculo “Por um Fio”. Em seguida, o público terá a oportunidade de participar de uma aula aberta, voltada para pessoas de todas idades, incluindo ritmos como Samba, Forró, Salsa, além de diversas outras danças populares. A proposta é incentivar a prática de atividades físicas prazerosas, capazes de promover o bem-estar e a saúde física e mental, além de garantir uma experiência de socialização.
Na intervenção, os bailarinos constroem uma instalação artística com elementos cênicos do espetáculo. A arquitetura dos locais que receberão as apresentações, bem como os passantes, pedestres e espectadores serão envolvidos em fios de lã, barbante e nos próprios figurinos dos bailarinos, provocando sensações de pertencimento, em um emaranhado de braços e corpos que passam a bordar coreografias inusitadas.
Vários fragmentos do espetáculo são apresentados com interferências do entorno, incorporando o cenário na apresentação. Ao final, a instalação vai sendo desfeita, durante um movimento que envolve a plateia, que é convidada a entrar em um jogo de improviso. A partir daí, inicia-se a aula aberta: Dance com a Mimulus.
“Por Um Fio" é um dos espetáculos de maior sucesso da Mimulus Cia de Dança. Criado em 2009, em homenagem a Arthur Bispo do Rosário, já foi apresentado mais de 80 vezes, no Brasil, EUA, Portugal, França, Itália e Bélgica. O espetáculo segue vivo no repertório da companhia, com toda a sua força original, adaptado a espaços alternativos em fragmentos ou nas intervenções urbanas.
É do caráter da Mimulus humanizar espaços públicos, popularizar a cultura, conhecer pontos de vista dos espectadores sobre aspectos da vida contemporânea, além de envolvê-los em ações artísticas e de áreas afins. A arte como forma de inclusão e como fonte de pesquisa e de aproximação com o público.
Sinopse Por Um Fio:
A companhia transpõe o fascínio pelos bordados, escritos, amontoados de Arthur Bispo do Rosário, para o emaranhado de braços e corpos que bordam coreografias. Emaranhado de fios elétricos, filamentos das lâmpadas incandescentes que se confundem com os fios condutores das coreografias e com a sucata do trabalho dos bailarinos, que lhes servem de matéria prima para a composição da obra.
Fotos para divulgação: https://drive.google.com/
Serviço
Ministério da Cultura, Instituto Unimed BH e Prefeitura de Belo Horizonte apresentam:
Temporada Mimulus BH
Data: 24 de fevereiro - sábado
Horário: 16h
Endereço: Praça Dr. Carlos Marques, s/n° - Calafate - Belo Horizonte - MG
Apoio: Associação Voluntários Beija-Flores)
Gratuito e acessível com tradução em Libras
Data: 25 de fevereiro - domingo
Horário: 10h
Endereço: Praça do Encontro - Rua Professora Vera Gonçalves Terra, 663 - Serra Verde - Belo Horizonte - MG.
Gratuito e acessível com tradução em Libras
Créditos (Imagem de capa): Divulgação
Comentários: